Matéria sobre filme e roda de conversa na USP

Roda de Conversa discutiu na USP a história de Bauru


Num clima descontraído foi realizada a apresentação do curta-metragem ficcional “Relógios Adiantados” seguido de uma Roda de Conversa, no dia 22 de agosto, às 19h, no Centro Cultural do campus da USP de Bauru.

O encontro foi organizado pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e contou com a presença de funcionários, alunos e uma visita especial do historiador e jornalista Luciano Dias Pires, acompanhado de sua esposa Helena Silva Pires e de sua filha Lúcia Helena Pires Bichuette.

“Relógios Adiantados” celebra o aniversário da cidade de Bauru e foi inspirado na história da fundação do município. O filme foi produzido por meio do Programa de Estímulo à Cultura da Prefeitura Municipal de Bauru.
Participaram da Roda de Conversa Paulo Eduardo Tonon, jornalista que escreveu e produziu o filme; Daniel Moinhos, assistente de produção e os atores Marco Giafferi, Victor Horne e Walace Brassero.

O historiador Luciano Dias Pires ressaltou a importância do curta “a iniciativa desse grupo jovem, que utiliza uma técnica moderna de comunicação para divulgar fatos do passado é relevante para que a mocidade do futuro possa conhecer a história dos bauruenses que ajudaram a construir o nosso município”.

O jornalista Paulo Tonon afirmou que “o debate sobre esse produto cultural é importante porque se aprofunda o entendimento da obra. Em especial a presença do historiador Luciano Pires, com 92 anos de idade acompanhando a história de Bauru. Nesse debate nós pudemos mostrar para ele o nosso trabalho e ouvir um pouco da sua experiência, e acho que todo mundo saiu daqui valorizando mais a história de Bauru. Então eu acho que a missão foi cumprida”.

Tonon finaliza afirmando que o artista precisa de financiamento. Na sua opinião, os artistas bauruenses já mostraram que tem habilidades para produzirem obras interessantes. Desta forma, conclama os empresários bauruenses a investirem em artistas locais, visto que a iniciativa vai movimentar a economia da cidade e gerar retorno para o próprio empresário e comércio bauruense.


Texto de Marianne Ramalho, da Assessoria de Comunicação do Campus da USP-Bauru.





Comentários